terça-feira, 27 de agosto de 2013

Império Brasileiro

O imperio brasileiro 

Império do Brasil foi o Estado brasileiro existente entre 1822 e 1889, tendo a monarquia constitucional parlamentarista como seu sistema político, sendo regido pela constituição do Império do Brasil de 1824 — a primeira do país. Constituiu-se no 11º maior império da história da humanidade4 . Precedeu a República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968), depois e atualmente, República Federativa do Brasil (1968-presente).
Foi governado pela Família Imperial Brasileira - um ramo da Casa de Bragança. Tendo seu início após a declaração da independência em relação ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 7 de setembro de 1822, por D. Pedro de Alcântara (então Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e representante do Rei Dom João VI (seu pai) no Brasil) - fundador do Brasil independente e primeiroimperador brasileiro, e seu fim após o golpe de Estado militar que instaurou a forma republicana presidencialista, em 15 de novembro de 1889.
Foi dividido em dois períodos e uma regência: o Primeiro Reinado, que se iniciou em 7 de setembro de 1822 e teve por fim quando D. Pedro Iabdicou em 7 de abril de 1831, iniciando, então, o período regencial, no mesmo ano, pois o príncipe imperial ainda era uma criança, e oSegundo Reinado, que foi iniciado em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade e aclamação de D. Pedro II, e perdurado até a proclamação da república brasileira, em 15 de novembro de 1889. Este período da história do Brasil é denominado, tradicionalmente pelahistoriografia, como "Brasil Império", "Brasil Imperial" e "Brasil Monárquico".

Elevaçao a Império


Após a guerra da independência, em 1822, o título de príncipe do Brasil foi desvinculado doherdeiro presuntivo ao trono português (ver príncipe do Brasil (Brasil), passando esses a usar somente o título de Duque de Bragança e Príncipe Real de Portugal - este último criado após a desvinculação. Nomeadamente, o Imperador Dom Pedro I do Brasil foi o último a deter os títulos de Duque de Bragança e Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, este último por um curto período pouco antes da independência. Dom Pedro, por sua vez, inicia a linhagem dos Imperadores do Brasil a partir de sua coroação como Imperador do Brasil na Capela ImperialRio de Janeiro, em 12 de outubro de 1822. Contudo, apesar dos títulos de príncipe do Brasil, príncipe imperial do Brasil e príncipe do Grão-Pará vicejarem até os dias de hoje, apenas D. Pedro de Bragança e seu filho,Dom Pedro II, detiveram o trono imperial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário